Escolhemos o “Titio René” como sendo o cara da cidade, pois muitas gerações de Panambi cresceram ouvindo a historinha ao pé da cama ou participaram dos concursos de calouros realizados no mês da criança.
Nos dias de hoje, através do programa “O que acontece”, que vai ao ar todas as manhãs, ele traz as mais variadas informações de Panambi e região e busca auxiliar a população em diversas situações.
Titio Renê
René Beck é o seu nome, popularmente conhecido como “Titio Renê”. Seu primeiro trabalho foi numa empresa gráfica. Foi tipógrafo (Sabe o que é? Não? Então pesquise...).
No seu programa de rádio procura abordar assuntos locais entrevistando as lideranças da comunidade.
Como faz rádio jornalismo, pouca música roda em seus programas. Vez ou outra roda-se conforme o ouvinte solicita, e como no resto do Brasil, as músicas sertanejas dominam a preferência.
Quando questionado quanto a audiência e ao apoio da população, respondeu que seu programa é muito interativo e que são freqüentes as ocasiões em que “rola” muita emoção. As manifestações de apreço que recebe são verdadeiras massagens no seu ego e se sente feliz realizado.
Além de trabalhar no rádio, ele é escritor, porém atualmente parou de escrever mas pretende reiniciar e já tem no seu computador o próximo livro a ser editado.
Quanto às atividades que costuma realizar aos finais de semana, ressaltou que domingo é dia de descansar, refletir e orar e como lazer, não dispensa assistir aos jogos da TV, os do Internacional, é lógico.
Falando sobre os costumes da etnia alemã destacou que muitos ainda são mantidos, como por exemplo, a manutenção do verde, com extensa arborização, jardins, praças, bem como as danças do folclore alemão, a culinária e também a língua alemã ainda muito usada na conversação do dia a dia.
Quanto aos problemas, citou o trânsito, a segurança e drogas. A solidariedade, a religiosidade e trabalho da população panambiense são os aspectos positivos.
Comentou da importância do EVINCO em Panambi, que era uma exposição que mostrava a pujança do nosso município. Esse tipo de exposição faz falta.
Define Panambi como um município de futuro. Haverá um tempo em que se tornará a maior cidade da região. Ainda é uma cidade calma. Claro, tem seus problemas, principalmente no trânsito, o qual, infelizmente tem ceifado a vida de muitos jovens. Mas este é um problema de nível nacional. Mesmo assim, Panambi é uma cidade feliz. Sim Panambi é uma cidade feliz!
Confidenciou-nos que não conhece o telecentro, ainda não visitou, mas gostou muito de saber que nossos alunos estão participando de uma gincana promovida pelo telecentro.